O que são as Úlceras?

Úlcera é uma ferida geralmente acometendo a perna ou os pés. Pode ter diferentes causas e tipos e exigem tratamentos diferentes. Sempre é importante uma consulta vascular especializada para o melhor cuidado da ferida

Quais os tipos de feridas vasculares ou úlceras?

– Úlcera varicosa que corresponde a 80% dos casos

– Pé diabético: ferida associada a má cicatrização e rápida evolução de infecção em pacientes com diabetes

– Úlcera hipertensiva: causada por hipertensão descontrolada

– Úlcera arterial: causada por entupimento das artérias e dificuldade de o sangue chegar  nos pés. E muito associada a tabagismo, pressão alta e diabetes. A doença é chamada aterosclerose.

É importante uma consulta vascular completa para ter certeza do tipo de ferida e o tratamento adequado desses casos. Saber o tipo da ferida vascular é extremamente importante para definir o tratamento adequado. Errar o tratamento pode fazer a ferida piorar rapidamente e aumenta o risco inclusive de amputação de um dedo ou da perna.

O que é a Úlcera Varicosa?

É uma ferida causada pelo mau funcionamento das veias , ou seja, uma complicação grave dos casos avançados de  varizes.

E 80% das  úlceras de membros inferiores são causadas pela insuficiência venosa crônica.

Acontece por um aumento de pressão dentro das veias que vão progressivamente causando inchaço nas pernas, inflamação, endurecimento da pele, escurecimento por manchas amarronzadas.

Qualquer batida ou pressão nessa pele doente pode abrir uma ferida que é muito difícil de cicatrizar e que podem aumentar de tamanho.

É uma causa frequente de afastamento do trabalho, dificuldade de andar, afastamento social,  depressão e outras complicações como infecções graves,  trombose e até  amputação. Toda  ferida na perna deve ser avaliada por um cirurgião  vascular para o tratamento direcionado p causa e evitar catástrofes

Quais as característica da úlcera varicosa?

Geralmente são feridas úmidas e de difícil cicatrização, localizadas no tornozelo e terço distal da perna, principalmente na porção interna da perna. Tem dor, inchaço, escurecimento, manchas na pele e varizes grossas associadas. O antecedente de trombose venosa profunda também é um indicativo.

Quem tem mais chance de ter Úlcera Varicosa?

– Quem tem varizes grossas por muitos anos

– Doppler com refluxo ou insuficiência de sistema venoso profundo

– Antecedente de trombose antiga e extensa: Em casos de trombose mais extensa que vai até às veias da barriga o risco é mais alto podendo chegar a 20-30% a depender da resposta ao tratamento

– Mulheres

_ Infecções de pele de repetição

– Idosos. Aumenta o risco com o passar da idade.

– Fraqueza e atrofia muscular, p.ex. em paraplegia, baixo volume muscular pela idade, acamados, imobilidade, pós-AVC, internação, sedentários

Pacientes com as características apontadas tem maior incidência de  úlcera varicosa

Mas calma, essas feridas não aparecem do nada. As alterações de pele vem antes como:  inchaço, escurecimento da pele, manchas castanhas/marrom, endurecimento da pele, descamação, ressacamento da pele.

Como é o tratamento das úlceras varicosas?

É necessário a associação de muitas coisas como:

– Tratamento das varizes de forma completa

– Tratamento da ferida com curativos e medicações específicas para melhora da ferida a depender do estágio de cicatrização que a ferida se encontra e se tem infecção ou não. (Saiba Mais)

– Terapia compressiva, ou seja, meia elástica ou curativo com bandagens compressivas: se não tem compressão não vai fechar a úlcera varicosa! Esse é o principal fator que isolado vai ajudar a ferida! (Saiba Mais)

– Fortalecimento da musculatura da panturrilha e melhora da amplitude de movimentos do tornozelo: musculação, caminhadas e exercícios de alongamento. (Saiba Mais)

– Quando estiver em repouso, elevar a perna, apoiando em puff ou cadeiras. Evitando ficar sentado com a perna para baixo.

PROTOCOLO DE TRATAMENTO PARA ÚLCERAS.

NOVIDADE NA CLÍNICA: Em parceria com a equipe técnica e de enfermagem muito experiente no tratamento feridas, eu criei o  PROTOCOLOTRATAMENTO DE ÚLCERAS focado no fechamento de ÚLCERAS e diminuição da recorrência. Esse protocolo é composto por:

Consulta Vascular Completa com realização de exame de DOPPLER para o diagnóstico da causa da ferida

Definir o grau de infecção e o tamanho da ferida

Planejar os tamanhos de curativos, necessidade de antibióticos, procedimento para resolução da causa (cirurgia X procedimentos de consultório)

Adequação do planejamento ao  bolso: definir materiais e procedimentos cobertos pelo seu CONVÊNIO OU adequar o tratamento PARTICULAR para caber no seu bolso.

Trocas de curativos feitas por mim e fornecimento de materiais MODERNOS e de tecnologia adequada necessários em cada fase do tratamento

Procedimentos vasculares compatíveis alinhados no início do protocolo

O tratamento dessas  úlceras é extremamente deliciado, muitas delas não cicatrizam há anos. O ganho profissional e social do fechamento dessas úlceras é imensurável. Juntando a sua força de vontade e dedicação ao tratamento o meu conhecimento vascular e materiais de qualidade, NÓS VAMOS CONSEGUIR CICATRIZAR A FERIDA

Lembrando que não é possível definir nada e nem valores sem a Consulta completa! Temos protocolos diferentes para diferentes estágios, tamanhos e causas de úlceras

Úlceras arteriais

Essas feridas geralmente tem capa preta em cima e são extremamente doloridas. Começam com algum trauma local evoluem rapidamente com frialdade, roxidão e lesão da pele e vão aumentando porque não chega sangue direito para cicatrizar a úlcera arterial. Saiba Mais

Essa ferida tem um tratamento complexo: antes de fazer qualquer limpeza e retirar a capa necrótica, é necessário resolver o entupimento da circulação que esta causando a ferida, chamamos isso de revascularização da perna.

A revascularização é uma cirurgia complexa e envolve materiais de alto custo e uma recuperação em UTI. É considerado uma cirurgia de alto risco, mas é necessária para cicatrizar a ferida.

Pé Diabético

As feridas em pacientes diabéticos são causadas por piora da cicatrização e evolução rápida de infecções nesses pacientes. A células de defesa do organismo não chega direito para combater a infecção e faz com que ela fique profunda muito rápido, não melhore com antibióticos comum e necessite limpezas cirúrgicas pelo vascular.

Ë importante agir rápido para que evite casos avançados que precisam até de amputação de um dedo ou do pé!

É importante uma consulta vascular completa para que tenha certeza do tipo de ferida e o tratamento adequado desses casos.