O que é Linfedema?

Linfedema é uma doença crônica que se manifesta pelo acúmulo de líquidos e alterações teciduais ocasionados por uma insuficiência da circulação linfática, que são os finos vasos responsáveis por carregar e drenar os líquidos dos tecidos, que o diferencia do inchaço provocado por outros problemas de saúde.

Quais são os sintomas?

No linfedema, ocorre um aumento progressivo do volume do membro (perna ou braço) com importantes repercussões funcionais e estéticas, alterando a qualidade de vida destes pacientes. 

Inchaço importante causado pelo Linfedema é de difícil regressão, muitas vezes necessitando tempo grande com membros elevados e técnicas de compressão para uma redução mesmo discreta do tamanho da perna/braço. 

Mas qual é problema? É grave?

Além da aparência da perna, e dificuldade para achar calçados e roupas adequadas, o linfedema diminui a proteção da pele, aumentando a ocorrência de infecções como erisipela, infecção de pele que leva a vermelhidão, pele quente, dor, bolhas na pele e piora progressiva do inchaço da perna ou do braço.

Cada erisipela que o paciente vive, há piora do linfedema por destruições de mais vasos linfáticos.

O linfedema também leva a alterações de pele, ficam mais grossas, com ondulações, algumas bolhas podem “minar” água, e podem aparecer manchas escurecidas. Úlceras podem aparecer e ser de difícil cicatrização nos pacientes com linfedema.

Em casos avançados, podem provocar restrição de alguns movimentos, piorando bastante a qualidade de vida por dificuldade de movimentação.

Como é o tratamento?

Antibióticos quando necessários em casos de erisipelas associadas com Linfedema, infecções recorrentes. Meia elástica, drenagem linfática, elevação do membro e seguimento com o cirurgião vascular são de suma importância para compensação do Linfedema. 

Hoje em dia, há modernos tratamentos compressivos e de drenagem especializada desses líquidos para melhorar qualidade de vida desses pacientes.