Existem vários tipos de Doenças Arteriais e aqui vamos explicar um pouco mais sobre eles.
Aneurisma é qualquer dilação de uma região de um vaso além de 50% do seu tamanho habitual e pode acontecer em diversos vasos do corpo. Essa dilatação é progressiva causada pela força da pressão do sangue na parede doente do vaso.
O aneurisma de aorta é o que mais nos preocupa porque a aorta é o maior vaso do corpo humano com um grande fluxo de sangue.
Nada! O aneurisma de aorta é uma doença geralmente silenciosa, que é descoberta em um exame de imagem realizado por outros motivos quaisquer ou pelo próprio paciente ou médicos ao palpar a barriga sentindo uma “bola que pulsa“.
SIM, aneurisma de aorta é uma doença potencialmente GRAVÍSSIMA, pode ser inclusive FATAL!! Apesar de não sentir nada, é precisa muita atenção e fazer o diagnostico precocemente! O aneurisma funciona como uma bexiga, quanto mais enche, maior fica, sua parede fica mais fina até que pode chegar a estourar. Quando rompe, o aneurisma de aorta pode levar a morte em mais de 90% dos pacientes (é uma causa de morte súbita), e muitas vezes não dá tempo de ir até o hospital e receber o melhor tratamento possível. Além disso, os aneurismas podem embolizar, ou seja, soltar “sujeiras/coagulos“ e pode fechar da circulação das pernas ou do intestino, piorando todo o quadro! Quando seu crescimento é acelerado pode dar dor na barriga!
Após o diagnostico deve ser discutido a necessidade do tratamento cirúrgico imediato ou acompanhamento com exames. Essa decisão é feita com base no diâmetro máximo do aneurisma, que esta diretamente associado ao risco de ruptura do aneurisma, sua principal complicação. Como o crescimento do aneurisma geralmente é lento, se ele for pequeno o risco de romper é baixo e por isso não vale a pena correr os riscos da cirurgia, nesses casos que não optamos por operar, fazemos seguimento com exames de imagem a cada 6m-1ano a depender do seu estágio!
A depender do diâmetro é indicado o tratamento cirúrgico, que pode ser feito com cirurgia aberta (corte na barriga) ou endovascular (por cateterismo pela virilha). Essa decisão é feita com base na idade, anatomia particular dos vasos de cada paciente com aneurisma de aorta (o tamanho e formato do vaso) e os outros problemas de saúde do paciente. Todos esses fatores nos ajudam a escolher o melhor tratamento individualmente para cada paciente.
É recomendado pesquisar com exames incluídos no Checkup Vascular, em exames de rotina o aneurisma de aorta pode ser descoberto! A Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular indica essa pesquisa ativa em todos os homens com 65 anos ou mais (alguns dizem a partir dos 50 anos), principalmente tabagistas, hipertensos e com histórico familiar. Procure um cirurgião vascular! Alerte quem está próximo de você para esse problema silencioso.
Clique e veja alguns vídeos sobre Aneurismas:
É a formação de placas de gordura e cálcio nas artérias, que progressivamente vão estreitando esses vasos, dificultando o fluxo do sangue até o seu completo entupimento!
É um termo que você ler nos laudos de seus exames de doppler ou tomografia!
É uma doença que pode acometer qualquer artéria do corpo, mas o que o mais nos preocupa são essas placas nas artérias mais importantes como: as artérias responsáveis por levar sangue para o cérebro (as carótidas), elas podem causar um AVC ou um derrame; nas artérias do coração (as coronárias), que pode causar um infarto; as artérias da circulação das pernas, que podem levar a queimação na batata da perna ao caminhar ou subir ladeira, dificuldade de cicatrizar feridas ou até a necrose um dedo do pé; as artérias que levam sangue p intestino, que pode causar dor muito forte na barriga após alimentar e perda de peso; e na aorta (o maior vaso do corpo humano), que pode jogar sujeiras para circulação da perna, ou obstruir a circulação do rim ou do intestino.
São a consequência de pressão alta, diabete, colesterol alto, obesidade e fumar, alimentação com muita gordura e açúcar, genética, sedentarismo! Mal controle dessas condições tende a piorar essas placas de aterosclerose ou ateroma.
Depende do grau de entupimento e da artéria afetada pela aterosclerose! A maioria dessas placas de aterosclerose não causa entupimentos graves nessas artérias importantes já mencionadas por isso não precisa operar. Elas podem ser tratada com remédios para diminuir a velocidade de progressão da aterosclerose, que podem ser acompanhadas com exames frequentes solicitados e avaliados pelo cirurgião vascular! Caso tenha uma piora que coloque o paciente em risco, a cirurgia pode ser necessária.
SIM, podemos prevenir a aterosclerose e podemos controlar seu crescimento!! Controle da pressão e da diabete, atividade física e alimentação saudável. Com o uso de remédios para controlar o colesterol e afinar um sangue podem ser indicados. Mas é necessária uma avaliação do cirurgião vascular.
O surgimento de placas de gordura nas carótidas pode levar a redução do fluxo de sangue nessas artérias. que chamamos Estenose de Carótida. Essas placas de gordura são chamadas aterosclerose(leia mais no tópico acima).
Não dá sintomas enquanto pequenas e iniciais, mas essas placas de gorduras podem fragmentar ou juntar “sujeiras“ que podem ser empurradas pelo fluxo sanguíneo para o cérebro causando o AVC (acidente vascular cerebral) ou o popularmente chamado “derrame“.
Quanto maior é a placa de gordura maior o risco de causar o AVC, e mais grave e permanentes podem ser as sequelas neurológicas.
Nem todos os AVC’s são causados por doença nas carótidas, mas o acompanhamento de placas ou estenoses carotídeas é necessário e medicações podem ser usadas para diminuir a progressão/aumento das placas.
Quando o estreitamento causado pela estenose de carótida é muito acentuado pode ser necessário tratamento cirúrgico vascular, que pode ser por meio da cirurgia convencional (endarterectomia de carótida) ou cirurgia endovascular (por cateterismo, angioplastia de carótida com stent).
A técnica ENDOVASCULAR é a cirurgia feita pela virilha por cateterismo.
Por uma picada ou um corte na virilha ou no braço, colocamos fios bem finos de metal e cateteres (tubinhos de plástico) dentro do vaso e, com a ajuda de raio X em tempo real e infusão de líquidos que servem de contraste, conseguimos resolver as obstruções ou os aneurismas por dentro (endo) do vaso(vascular), de forma Endo + Vascular= Endovascular!).
Colocamos stent ou próteses na luz do vaso, que ficam presos na parede de dentro do vaso, resolvendo algumas das doenças vasculares de forma endovascular.
São cirurgias grandes e importantes também, porém sem cortes grandes na pele. A técnica endovascular tem menos impacto no corpo, na maioria das vezes impõe riscos cirúrgicos menores do que a cirurgia aberta. Mas a técnica endovascular não é uma opção sempre!
Depende muito de cada caso, de que doença vascular vai ser tratada, em que vaso e em que local do vaso está o problema e da anatomia pessoal do pacientes em questão! Quando possível a técnica Endovascular é uma excelente opção!
Veja o vídeo abaixo
Unique Espaço Médico – Oscar Freire – R. Oscar Freire, 1431 – Conj 105 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05409-010
Clique na imagem para ir ao nosso endereço no Google Maps
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade | Termos de Uso